Segurança Pública
Nosso plano para segurança inclui o fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com a ampliação do efetivo e capacitação contínua dos agentes. Também promoveremos a integração da GCM com outras forças de segurança como a Polícia Militar e Civil, assegurando uma atuação coordenada e eficiente.
Será criado um Centro de Monitoramento Integrado, utilizando câmeras em pontos estratégicos e tecnologias de inteligência artificial para aprimorar o combate ao crime. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública será reestruturada para fortalecer a prevenção e combate em áreas mais vulneráveis.
Nosso compromisso inclui também a reinserção social, com a criação de um departamento específico para apoiar ex-detentos e pessoas com histórico de vícios, promovendo campanhas de conscientização. No trânsito, a GCM será utilizada para educação e fiscalização preventiva, incentivando uma condução segura.
Intensificaremos o patrulhamento preventivo em áreas críticas e a cooperação com outras forças para troca de informações. Bases operacionais serão criadas em bairros com maior índice de criminalidade, e o contingente da GCM será ampliado, com mais agentes, veículos e equipamentos.
Além disso, utilizaremos a GCM em escolas de bairros vulneráveis e promoveremos projetos de lazer, cultura e esporte para afastar os jovens da criminalidade. O estímulo à segurança comunitária será feito por meio da criação de conselhos de segurança e patrulhas comunitárias.
Programas específicos como o Guarda Amigo da Escola e o Guarda Amigo da Mulher serão implementados, sendo este último focado na fiscalização das medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica. Também implantaremos programas de prevenção à violência voltados para famílias, idosos, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade