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Transporte e Mobilidade Urbana

O plano para ampliar os investimentos na malha viária busca melhorar a mobilidade urbana e a fluidez do tráfego em Ribeirão Preto. Um dos principais focos é o estudo para desafogar a Avenida Presidente Kennedy, com a integração à rodovia Castelo Branco. Serão realizadas a readequação dos corredores de ônibus nas avenidas principais, como Francisco Junqueira, Independência, Presidente Vargas e Avenida 9 de Julho, além de bairros como Ipiranga e Campos Elíseos.

A construção do Aeroporto Internacional de Cargas será efetivada, com análise dos contratos existentes e proposta para incluir também o transporte internacional de passageiros. No centro da cidade, o transporte público será ajustado para melhorar o atendimento ao fluxo de veículos, além de considerar a adoção de meios de transporte coletivo alternativos.

Um dos pontos principais será a implementação de um sistema de bilhetagem eletrônica integrado, permitindo o uso de diferentes meios de transporte com um único bilhete. A cidade também incentivará o uso de veículos elétricos e híbridos, com a criação de postos de recarga em pontos estratégicos.

Quanto aos corredores de ônibus, será feita uma reavaliação nas principais avenidas, e um novo estudo sobre a proibição de estacionamento em vias principais será conduzido para garantir a fluidez do transporte sem prejudicar o comércio. Baías de ônibus serão construídas em pontos estratégicos, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, enquanto se busca aumentar a frequência dos ônibus nos horários de pico, por meio de negociação com as empresas de transporte.

No que diz respeito ao estacionamento, haverá incentivos fiscais para a criação de estacionamentos privados, além de estacionamentos públicos em locais estratégicos, com preços acessíveis. Radares fixos substituirão os móveis em locais críticos, melhorando a segurança viária e reduzindo acidentes.

A educação no trânsito também será uma prioridade, com parte do efetivo da TRANSERP focado em ações educativas nas escolas, enquanto a fiscalização será aprimorada. Para as áreas de congestionamento, o plano prevê a solução dos gargalos nas avenidas e ruas próximas ao calçadão, além da expansão e duplicação de avenidas para aumentar a capacidade de tráfego.

Por fim, serão construídos viadutos e passarelas para reduzir cruzamentos em nível e evitar o acúmulo de veículos em semáforos. O estabelecimento e sinalização de rotas alternativas também será parte da estratégia para dispersar o tráfego das vias principais e melhorar a mobilidade urbana.

O trânsito é um dos maiores desafios nas grandes cidades. Mas a solução não está em mais carros, e sim em mais opções. Vamos criar uma mobilidade urbana moderna e inteligente.